Comportamento


Quando nasce um pai


Paternidade

Dizem que quando nasce um filho, nasce também uma mãe. Então, quando é que nasce o pai?

Enquanto nós temos um longo período de gestação recheada de hormônios e sentimos desde os primeiros movimentos até as alegrias e as dores no nosso próprio corpo, o pai permanece com a sua mesma rotina e não tem grandes impactos físicos que o preparem para o que estar por vir. Como consequência, para os papais demora mais para eles se adaptarem, acostumarem e realmente abraçarem essa nova vida.

Não é incomum que após o nascimento, na fase de adaptação da chegada do novo integrante, que a mãe acabe como única protagonista nos cuidados com o pequeno e aos poucos – muitas vezes sem se dar conta – ela abraça de tal forma esse papel que o pai acaba ficando “de lado” nessa relação. Claro que existem coisas que só a mãe pode fazer como amamentar…mas tem que haver um espaço para o pai estreitar essa relação com o pequeno.

A verdade é que o papel dos pais mudou muito, se antes o pai trazia o sustento da família enquanto a mãe tinha que cuidar da casa e dos filhos, hoje eles dividem despesas e tarefas. Mas, apesar disso, por algum motivo, muitas mulheres ainda se sentem muito responsáveis por tudo que envolve o filho e qualquer situação que fuja disso é visto como uma afronta a sua capacidade.

Tente dividir e estimular o pai a ter a responsabilidade de cuidar dos pequenos. Você vai se surpreender. Você vai descobrir que as coisas vão ser feitas, mas não do jeito que você faz. E esta tudo bem. Ele é pai. Você é mãe. E vocês podem fazer as mesmas coisas, de forma diferente. Isso não significa que você faz errado – ou que ele faz errado. É o que é: jeitos diferentes.

Assim como existem diversos estilos de mães, existem de pais. Aqueles mais brincalhões, mais desastrados, mais sérios…o que é fundamental é que esse pai ‘nasça’ e construa este laço. O melhor que você pode fazer para todos (para você, para seu marido, para o seu relacionamento e para o seu filho) é deixar que isso aconteça da maneira deles.