Sem categoria


Papeis dos avós nas diferentes culturas


Já pensou qual é o papel dos avós? Já pensou que isso muda muito dependendo da cultura do lugar?

Aqui no Brasil, assim como nos Estados Unidos, é sabido que os avós irão acompanhar de perto e ter uma relacionamento bastante próximo o que vai, sim, acarretar em mimar os seus filhos e criticar a sua maneira de ser.

Mas, isso não é verdade em outros lugares do mundo. O que é verdade é que sempre vão existir desavenças e gerações diferentes entrando em atrito quando nasce um bebê e todos querem opinar. Agora, o problema que você tem aqui, é muito diferente por outros lugares por aí…

China: Culpe eles por seu bebê ser gordo

Na China é normal 3 gerações morarem embaixo do mesmo teto (já imaginou isso?) – avós, pais e filhos. Nesse convívio, os avós são “cuidadores primários”. São eles que normalmente cuidam dos filhos enquanto os pais trabalham e (pasmem!) são eles que tomam grande parte das decisões de educação. Mas, um estudo recente feito na China identificou que são também eles que estão contribuindo para o aumento da obesidade infantil por dar comida demais e pouca atividade para as crianças.

Coreia: Vovó pediria demissão se pudesse

Na Coreia os avós também são os “cuidadores primários”, ou seja, são eles que ficam com as crianças o dia todo. Agora, a diferença é que eles são pagos para isso. Acredita? Eles ganham em média, de ajuda dos seus filhos por cuidar dos netos, R$ 800 por mês. Não que eles acham isso suficiente: dois anos atrás um número altíssimo de avós pediram aumento desse valor. Uma pesquisa recente, porém, mostra que eles não estão satisfeitos e prefeririam curtir a vida deles – 74% “pediriam demissão” se pudessem. Imagina se essa idéia pega aqui?

Espanha: Aonde os avós deveriam entrar em greve

Na Espanha, os “anos dourados” não parecem tão bons assim. Eles viram basicamente cuidadores em tempo integral de seus netos – mais de 50% dos avós são responsáveis pelos netos o dia todo. Um em cada 8 passam mais de 9 horas nessa função todos os dias. O engraçado é que em 2010, esse costume ficou tão ruim, que o Sindicato dos trabalhadores encorajou eles a entrar em greve.

Filipinas: Avós Venerados

Os avós nas Filipinas são os mais venerados do mundo. Eles são vistos como os guardiões dos antigos valores como o respeito pelos mais velhos. Alias, é muito comum você ver netos já adultos se ajoelhando na frente deles e segurando suas mãos na sua testa.

Inglaterra: Aonde os avós estão ganhando benefícios

Se você achou que a licença maternidade/paternidade na Suécia é incrível (e é, eles podem…) você vai ficar espantado com o que acontece na Inglaterra. Em 2015, foi anunciado um plano para dar dias de folga para avós que cuidam de seus netos e, inclusive, dividir o salário que é recebido durante a licença maternidade.