Dia a Dia


Guia hora a hora de como sobreviver ao dia quando você dormiu pouco


Então, você não dormiu na noite passada? Pode ser que tenha ficado trabalhando, pode ser que tenha tido um jantar com amigos ou, bem provavelmente, o seu pequeno teve uma má noite (e consequentemente você também!).

Agora, você precisa se manter acordada o dia inteiro. Aqui vai uma ajuda de um especialistas, o Eti Ben-Simon – um psicólogo e pesquisador de sono da Universidade da California (Estados Unidos). Ele afirma que se planejando e usando a ciência (e café, claro!) existem maneiras de ficar acordado.

check7hrs: Encare o problema – abra a janela 

A luminosidade é um “despertador” natural. Então, abra a janela e encare o problema (ou dia!).

check7h30: Saia correndo

Ele esta falando que eu deveria fazer exercícios? Sério? Sim! Vários estudiosos confirmam que exercícios logo cedo ajudam a manter um alto nível de energia ao longo do dia. Um neurocientista até disse “Exercícios pode até cansar seu corpo, mas eles reduzem a necessidade do seu cérebro de dormir”. Não precisa correr uma maratona, tá? Bastam 30 minutos de exercícios…

check8h30: Café da manhã

Tome café da manhã. Café é legal, sempre ajuda, mas demora de 20 a 30 minutos para fazer efeito, então toma antes de chegar no trabalho. Ah, e nada de comer doces. É comprovado cientificamente que em dias que estamos mais cansados sempre procuramos as alternativas menos saudáveis de comida. Ou seja, é um dia que você precisa tentar controlar esse impulsos porque esses são também os alimentos que vão te dar um pico de energia, mas que acaba logo e te deixa mais cansado depois.

check9hrs: Faça as tarefas mais difíceis do dia

Hoje não é um bom dia para fazer nada que seja muito demandante, mas sabemos que nem sempre temos escolhas. Então, se você precisa fazer alguma coisa que seja mais desgastante ou difícil, essa é a hora. O especialista Ben-Simons diz “Existe um pico de cortisona de manhã que te ajudam a começar o dia- em condições normais. Esse pico pode ajudar quando dormimos pouco”.

check10:30hrs: Chiclete

Ta começando a ficar difícil né? Bom, é a hora do chiclete. Estudos comprovam que rasgar chiclete, em alguns casos, melhoram o foco e reduzem fadiga e stress.

check12hrs: Almoço light (em todos os sentidos)

Coma leve. Além disso, chame uma companhia para o almoço leve também. Nada de chamar amigos que demandem muito ou até o chefe para almoçar nesse dia. “Nossa habilidade de conter emoções quando dormimos pouco é afetada, ou seja, normalmente falamos e fazemos coisas que nos arrependemos depois” diz o especialista Ben-Simons.

check14hrs: Ultima dose de cafeína

Vários estudos comprovam que o ideal é não tomar café 6hrs antes de dormir, então aproveita para tomar sua última dose de cafeína agora.

check15hrs: Ache uma luz

Ta muito difícil o sono no meio da tarde? Você sabia que luz azul pode ajudar? O especialista diz que você ficar 30 min com uma luz azul por perto ajuda, sim, a aumentar o nível de energia e diminuir aquela letargia pós-almoço. Aonde conseguir uma luz azul? Existem alguns aplicativos como “Blue Light Therapy” (app pago). Sim, as pessoas vão achar você estranho por ter uma luz azul na sua mesa do trabalho. Aí você decide se é melhor dormir na frente do computador ou ligar a luz azul…

check16hrs: Hora de fazer as pequenas coisas

Faça tarefas simples. O seu pico de alerta do dia já passou (especialmente se você é uma pessoa mais da manhã!). Então, faça coisas simples, arrume alguma coisa, limpe os emails…o famoso, vai ganhando tempo que o dia está acabando.

check18hrs: Encerre o dia

Encerre o dia mais cedo. Se dê um tempo. Não é hoje que você precisa trabalhar até mais tarde, cumprir a tarefas de coisas a fazer.

check19hrs: Jantar fácil

Precisa fazer jantar? Simples. Já viu nosso post de como conseguir um jantar gostoso para a família toda de maneira simples? Só clicar aqui.

check18hrs para frente: Espere a sua hora

Agora, simplesmente, espere os seus filhos dormirem. Jante cedo com eles, coloque eles para dormir e…se jogue na cama! E torceremos para ser uma noite de sono para todos…