Comportamento, Dia a Dia


Guia de como tirar férias e viajar com os pequenos


Resolveu tirar férias com o seu pequeno? Está pensando no assunto?

Juntamos algumas dicas de uma especialista no assunto – Tovah Klein, diretora de um centro de educação para crianças e autora do livro “How Toddlers Thrive” (traduzindo seria algo como “Como Crianças Prosperam”). Ela concorda que tirar férias com os pequenos pode parecer mais cansativo que ficar em casa, existe uma maneira de fazer funcionar (para você e os pequenos!) se você se planejar e deixar as expectativas um pouco de lado. Segue um guia das melhores dicas dela:

checkNão seja ansioso

Não queira preparar o seu pequeno muito antes do tempo. “Se você falar para eles, uma semana antes, que vocês irão viajar e visitar a vovó eles vão acreditar que isso vai acontecer daqui 5 minutos” ela explica. “Eles não tem a mesma noção de tempo e isso deixa eles ansiosos”. Ao invés disso ela aconselha os pais a esperar chegar mais perto (1 ou 2 dias antes).

checkNão existe o conceito de estar preparado demais

Quando se tem criança nós estamos sempre preparados para o pior cenário possível, mas você está preparado para o pior cenário estando dentro de um tubo de metal a 8000 metros de altura? “Se o avião atrasar ou você ficar horas parada no transito, as crianças precisam ter o que fazer” ela diz. A solução dela é pensar em “atividades de 20 minutos”. Por exemplo, seu filho gosta de adesivo? Leve uma mochila com vários adesivos. Agora, preste atenção nessa dica: Não dê todos os adesivos de uma só vez. Quando você sentir que a criança esta entediada, dê alguns. Deixe ela se divertir. Quando o tédio chegar de novo…você terá novos adesivos.

checkDeixe os brinquedos complexos (e grandes!) em casa

As coisas que você vai levar na viagem para manter o seu pequeno entretido não precisam ser complexas ou grandes. Tente simplificar o máximo possível. Aqui, aqueles brinquedos básicos se encaixam muito bem: canetinhas, papeis coloridos, massinha. E lembre-se da dica anterior. Não entregue tudo de uma vez. Tudo que você tirar da mala sempre será novidade (até porque eles de fato não sabem o que você trouxe!) e vai entreter eles por um tempo.

checkOs pequenos entram no clima

Sim, o seu pequeno é uma zona, adora uma bagunça, mas a verdade é que viajar com ele pode na verdade despertar nele uma reação oposta e ele relaxar. Quanto mais você tiver relaxada e deixar as coisas acontecerem, melhor será. “As crianças normalmente entram no clima de férias depois de um tempo” ela confirma. “Eles não precisam estar entretidos todos os segundos. Se eles estão felizes sentados e olhando pela janela do carro, deixe estar”.

checkUse “as telas” com moderação

Sim, você fez o download de muitos filmes, videos, aplicativos – ótimo planejamento! Mas a estratégia não para aí. “Guarde o iPhone, iPad, computador para quando você realmente precisa. Se você já começa a viagem de avião entregando o iPad para eles em certo momento a criança vai se entediar também com ele e você talvez ainda tenha 4 horas de viagem”. Considere o iPad como uma das atividades e siga a dica de “atividades de 20 min”.

checkMantenha – o máximo possível – a rotina

Crianças e velhos são bem parecidos em certos aspectos: eles vivem pela rotina. Para crianças ao sair da rotina, eles se perdem. É claro que é impossível manter a rotina perfeita e como ela é em viagens, mas tentar manter algumas variáveis constantes sempre ajuda. “Se seu pequeno dorme normalmente as 8 horas e você começa a colocar ele as 11 horas da noite, espere uma criança difícil de lidar nos próximos dias”. Como fazer isso acontecer então? Uma dica é manter pelo menos a ordem da rotina a mesma, ou seja, se em casa você normalmente da banho, jantar e depois eles dormem, tente manter a mesma estrutura mesmo que em outro horário ou ritmo.

checkControle e diminua suas expectativas

“Quando saímos de férias sempre estamos com as nossas expectativas altas” a especialista explica. “Achamos que vamos simplesmente sentar na praia por 8 horas seguidas, que vamos descansar e ser muito feliz”. Lembre-se: crianças são mestres em mostrar que não podemos descansar. Então, simplifique. Deixe que o humor da criança guie seu dia. “Se você fizer muitos planos, as chances de se frustrar são maiores. Seu filho pode estar difícil exatamente no dia que você tinha planejado o passeio mais legal”. Outra dica é dar um tempo para eles se ambientarem antes de começar todos os planos.

 

Você até pode voltar fisicamente cansada, mas seguindo essas dicas e tentando aproveitar do jeito que for, normalmente as férias com os pequenos acabam sendo uma delicia. E você vai querer repetir.