Dia a Dia


Guia de brincadeiras para divertir e desenvolver seu pequeno


Entre 1 ano e meio e 3 anos é uma fase em que parece que nada entretem os nossos pequenos; eles ainda não tem a sofisticação para uma brincadeira mais séria, se fantasiar ou até um jogo de imaginação, mas ao mesmo tempo eles já estão muito grandes para aqueles brinquedinhos coloridos ou que fazem barulho que eles adoravam antes.

A boa noticia é que nessa fase eles aproveitam muita as brincadeiras em conjunto – especialmente com os pais. Reunimos algumas brincadeira legais para você aproveitar isso e ainda ajudar eles a desenvolverem. Alias, só brincadeiras BEM fáceis, sem muitos materiais e que não sujam muito a casa (você acha que não tínhamos pensado em você, né?).

Monte e Derrube

Bom para: Coordenação entre mãos e olho, reconhecimento de padrões, imitação

Nessa idade eles estão começando a dominar  mais a coordenação entre mãos e olho, então montar e balancear as coisas uma em cima da outra pode ser bastante desafiador. Encoraje seu pequeno a montar do seu lado e copiar o que está fazendo. E, claro, que depois tem a diversão de derrubar tudo.

Pequenas tarefas de casa

Bom para: Desenvolvimento social, imaginação, imitação, entendimento de tarefas e divisão

Copiar os adultos começa a ser uma grande diversão para as crianças. Eles gostam de se sentir independentes ao entenderem que eles são capazes de executar as mesmas coisas que nós conseguimos. A brincadeira é simplesmente deixar eles “ajudarem” nas tarefas simples de casa. Sabemos que as vezes só queremos terminar tudo rápido, mas separe um tempo para deixar eles ajudarem e garantimos que isso vai divertir seu pequeno

Bolhas de Sabão

Bom para: Compreensão corporal, desenvolvimento sensorial

Bolhas de sabão são simplesmente a coisa mais incrível do mundo. Uma brincadeira muito simples que, com certeza, vai gerar muita risada. Claro que se você quer ir além vocês podem fazer a sua própria solução para bolha de sabão. O mais legal é que essa brincadeira não exige nada de você além de sentar e assoprar de vez em quando.

Obstáculo de Almofadas

Bom para: Solução de problemas, coordenação

Provavelmente já acontece que seu pequeno tira todas as almofadas de cima do seu sofá, então, porque não aproveitar isso? Essa brincadeira simplesmente consiste em vocês criarem obstáculos que possibilite que eles escalem, engatinhem ou pulem. Crie um percurso.

Telefone de banana

Bom para: Socialização, desenvolvimento da fala

Talvez o seu pequeno já percebeu por conta própria a semelhança de uma banana com o telefone. Comece uma conversa com o seu pequeno, cada um com uma banana.

Banda de Rock

Bom para: Reconhecimento de padrão, coordenação entre mão e olho, desenvolvimento sensorial

Ache algumas vasilhas (não as de vidro, por favor!) e algumas colheres (de preferência de diferentes materiais para fazer barulhos diferentes) e deixe ele brincar.

O mestre mandou

Bom para: Imitação, compreensão corporal, coordenação, desenvolvimento da fala

Dê comandos simples e deixe seu pequeno te imitir: “Seu mestre mandou colocar a mão na cabeça”. Com o tempo você até pode deixar a brincadeira mais difícil ao não falar “Seu mestre mandou” e ver se a criança percebe que nesse momento não deveria te imitir.

Quente e frio

Bom para: Compreensão espacial, reconhecimento de padrão, solução de problema

Esconda um brinquedo na sua casa e brinque de quente e frio com o seu pequeno. Exagere bastante nas expressões “Está pegando fogo!”.