Gestante


Curso de Gestante


ge

Quando descobrimos que estamos grávidas, começamos a ficar sedentas por informação. Compramos livros, lemos blogs….queremos entender um pouco mais sobre aquele mundo novo.

Para nós foi exatamente igual. Mas, sentimos falta de algo mais prático. De ouvir historias reais, ouvir de pessoas que entendessem mais do assunto. Até porque, no nosso caso, fomos a primeira do circulo mais próximo de amizade que engravidou. Ou seja, ninguém por perto tinha experiência para compartilhar.

Hoje, depois que já tivemos os filhos, nós achamos o seguinte: para mães de primeira viagem um curso de gestante organizado por uma entidade com médicos e especialistas faz diferença. Pelo menos para começar a aproximar a teoria a pratica.

Resolvemos fazer uma lista de alguns cursos bem interessantes por aí (inclusive com opções online e gratuitas):

  • Bebe.com – Gratuito e online são 21 video-aulas que abordam vários assunto – desde o início da gestação, as mudanças do corpo, alimentação e desenvolvimento até o pós-parto e amamentação. Veja mais clicando aqui.
  • Hospital e Maternidade Santa Joana – possui um curso de gestante online e gratuito com video-aulas dadas por profissionais das áreas de obstetrícia, nutrição, psicologia e pediatria. Veja mais clicando aqui. Eles também tem um curso presencial e pago aonde abordam as questões com mais profundidade. Veja mais clicando aqui.
  • Instituto Gama – É um instituto que preza por uma atitude positiva, ativa e consciente em relação à maternidade. Eles fazem encontros de mães, casais, pais, doulas e parteiras para falar sobre maternidade, o que acaba gerando muita troca de experiência. Veja mais clicando aqui.
  • Hospital São Luiz – O curso é ministrado por uma equipe multidisciplinar. As aulas abordam questões relativas à gestação, nascimento e o bebê. O casal aprende como lidar com as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na gestação e pós-parto, a dar banho no bebê, trocar fraldas, fazer o curativo do umbigo e técnicas de aleitamento.Veja mais clicando aqui.
  • Pro Matre – O curso da oferece aulas teóricas que abordam temas sinais de trabalho de parto, a hora de ir para a maternidade, o que levar, tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, entre outros. Veja mais clicando aqui.
  • Einstein – No curso, médicos, enfermeiras, pediatras e fisioterapeutas informam o que há de mais atual quando se trata da saúde da gestante e do bebê, explicando e respondendo dúvidas sobre cada etapa. Além do conteúdo teórico, o curso oferece aulas práticas sobre o banho do bebê e técnicas de relaxamento úteis durante a gravidez e no trabalho de parto. Veja mais clicando aqui.

A verdade é que a grande maioria dos hospitais particulares oferece um curso de gestante. É interessante, se você puder, fazer o curso no hospital que você escolheu (ou pensa em escolher) fazer o parto. Isso vai te ajudar a se familiarizar não só com o ambiente, mas com os valores e praticas mais comuns do hospital. Assim, você fica ainda mais certa da sua decisão (ou muda ela a tempo!).