Checklists, Gestante


Checklist da Amamentação


pegacorreta

Estamos na semana mundial de amamentação e, então decidimos organizar em um checklist com o que você precisa saber sobre este momento para tornar ele o mais tranquilo possível.

Aqui nós temos dois casos opostos. Uma teve uma amamentação tranquila mesmo após o término da licença maternidade. Ela conseguia tirar leite com a bomba e o pequeno mamou até 1 ano e meio. Já a outra, apesar de ter conseguido amamentar até os 8 meses, não teve um começo fácil e chegou a pensar em desistir antes que tudo se ajeitasse. Pensando nessas duas experiências, listamos aqui o que achamos importante você saber:

checkPaciência e determinação: estes são os pontos fundamentais. No começo pode ser que a coisa não encaixe direito e pode doer. Depois que tudo se ajeitar ainda tem a dedicação e o cansaço que podem dar desanimo. Sua paciência e determinação vão ser testadas e levadas ao limite. Se mantenha firme, tenha calma e nas horas que pensar em desistir procure suporte.

checkProcure paz: Esse ponto é muito importante para o começo. Você e seu pequeno ainda estão se  “encaixando” então precisam estar calmos e em sintonia. Encontre um lugar confortável e tranquilo. Claro que existe a pega correta (a seguir tem uma imagem para te ajudar), mas vai descobrindo como vocês também se encaixam melhor.

pega-correta-mama-amamentacao-giolli-mae-na-real

checkPeça ajuda: O primeiro passo é sempre procurar pessoas que você confia e tem intimidade para dar suporte na hora que precisa. Se isso não esta ajudando ou não esta sendo suficiente, procure ajuda profissional. Existem enfermeiras que vão em casa ajudar, nos hospitais existem espaços de lactação que também ajudam e até os pediatras nessas horas podem ajudar muito.

checkBusque acessórios: Existem alguns produtos como pomada de lanolina, almofadas, gel, bolsas térmicas que podem ajudar a diminuir o desconforto. Itens menos óbvios como sutiãs de amamentação e absorventes de seios também podem ajudar. Vai tentando as opções que alguma vai te trazer conforto.

checkNão tem leite fraco: Pode parecer “batido” falar isso, mas esse é um mito ainda muito presente. Na hora que seu filho está o tempo todo no peito, você sente dor e ele continua chorando de fome esse pensamento VAI cruzar a sua cabeça. O leite pode demorar mais ou menos para descer e/ou engrossar. Ou seja, isso vai exigir mamadas mais seguidas ou não. Mas, é só uma questão de tempo (ou seja, persistência!). Quanto mais estimular, melhor. O leite materno é o melhor alimento para o bebê e ponto.

checkAmamentar não gera vícios: Sempre ouvimos que amamentar pode fazer com que o bebê só durma no peito ou que o bebê comece a usar o peito de chupeta. Para isso, lembre de uma coisa: o bebê é um bebê! Hoje temos mania de apressar as coisas com medo que nossos filhos não se desenvolvam direito. A amamentação não gera vícios. Proporciona, sim, aconchego e anticorpos que só o seu leite pode oferecer.

checkCuide da hidratação e alimentação: Você vai sentir mais fome. Você vai sentir muita sede. Se mantenha bem hidrata, tenha sempre água por perto, especialmente quando esta dando de mamar (que é quando bate mais sede e não conseguimos nos mexer). Dizem que alguns alimentos causam cólicas no bebê, mas nada comprovado e isso pode mudar muito de organismo para organismo. Se seu pequeno começar com muitas cólicas, fique atenta se estes associado a alguma comida que você está ingerindo.

checkNão existe freqüência de mamada certa: Apenas dê leite quando o seu pequeno estiver com fome, quando seu instinto te dizer que o aquele chorinho pode ser fome. Não fique encanada quantas vezes foram ou que horas (é legal anotar para você saber, mas não para você encanar!). Normalmente, recém nascidos mamam de 8 a 15 vezes por dia e com o tempo o espaço entre as mamadas vai diminuindo. O importante é acompanhar com o pediatra e ter certeza que é seu bebê esteja crescendo de forma saudável.

checkNão existe tempo para cada mamada: mesma coisa do item anterior, não tem regra, não tenha pressa, não fique encanada. Sabemos que você leu muita coisa de como o pequeno precisa mamar todo o leite de um peito para produzir mais, para ter certeza que ele pegou tudo porque o leite inicial é diferente do final…mas simplesmente só respeite o tempo do bebê e o seu. Confie no instinto e na natureza. A única coisa que sugerimos é tentar não interromper uma mamada no meio.