Gestante


Aborto Espontâneo


Ninguém gosta de falar nesse assunto. É pesado e triste. Mas temos que falar porque muitas mulheres passam por isso.

Primeiro, vamos aos fatos, ele é muito comum no primeiro trimestre pois trata-se da fase de formação do bebê. O que torna o diagnostico bem complicado. Ou seja, muitas vezes você nem vai saber o que ocasionou. Veja bem, só porque é comum não significa que seja simples. A mulher precisa de um tempo de recuperação – tanto fisicamente e especialmente psicologicamente. Não subestime o ocorrido e nem deixe que outras pessoas o façam!

Independentemente de quanto tempo de gestação tinha, fato é que é uma perda e é preciso lidar com ela. Dói muito. Nasce um vazio que você nem sabia que poderia existir. Aceite isso, ignorar só vai piorar a situação. Uma de nós passou por isso e ignorou. Fingiu que estava tudo bem. Não resolveu. Existe um tempo de luto, que varia de mulher para mulher…pode ser uma semana ou um mês. Mas ele tem que existir, você precisa se ‘deixar’ sofrer. Você precisa aceitar o vazio para, aos poucos, descobrir o que fazer com ele.

A verdade é que a perda de um bebe por aborto espontâneo tem as mesmas fases de luto: negação, raiva, troca, depressão e aceitação. Dê as devidas proporções sem diminuir ou aumentar demais o que você sente. Não pule etapas, se você agir como se nunca tivesse ficado grávida, você para na primeira fase e não consegue chegar na aceitação. Eventualmente você respira fundo e segue adiante porque a vida continua, como em qualquer luto. Ter as pessoas que você ama por perto dando conforto e carinho, é parte fundamental para superar essa etapa.

O tempo é o melhor remédio para quase tudo na vida. Com o passar dos dias, seu corpo estará melhor, sua cabeça vai ficando mais tranquila e você entende o principio básico: aconteceu porque tinha que acontecer. Agora é superar, e, no momento certo tentar outra vez. Outra vez? Sim, porque a não ser que você tenha alguma coisa que esteja fisicamente causando isso (e isso vale a pena investigar!), muito provavelmente isso não vai se repetir e você pode, e deve, retomar esse sonho.