Checklists, Gestante


14 segredos para a chegada de um irmão


Você está grávida – de novo. Para ter certeza que essa relação, e a entrada desse novo pequeno na vida de todos (especialmente no pequeno nr.1), seja tranquila e serena reunimos algumas dicas de como lidar com essa chegada para que tudo seja o mais tranquilo possível:

ANTES DO PEQUENO NASCER

checkApresente o bebê apenas quando a barriga começar a realmente aparecer. Se você já acha 40 semanas muito tempo para esperar, imagina se você tivesse 3 anos.

checkLeia. Leia. Leia. Todos os livros sobre irmãos, nascimento de irmão, como é ter um irmão….

checkPontue todas as pessoas que o pequeno tem próximo a ele e que são irmãos. Se você tiver irmãos, fale sobre isso.

checkSeja honesta: ter irmão é legal, mas nem sempre. Explique que bebês pequenos choram, comem e dormem muito.

checkCompre ume boneca e deixa seu pequeno brincar de cuidar da boneca, assim como você vai cuidar do bebê.

checkAo contrário do que você pode ver por aí, ou até vai querer fazer, não force as transições antes do bebê chegar. Não tire a fralda, a chupeta ou mamadeira simplesmente porque ele terá um irmão. Faça quando você sentir que ele está pronto. Isso porque muitos regridem depois que o bebê nasce e você não vai querer que seu pequeno tenha essa frustração (e nem você vai querer passar por essa frustração!)

checkSe você quer tirar o seu pequeno nr.1 do quarto dele para a chegada do bebê, faça isso bem antes do bebê chegar (de 2 a 3 meses!). E deixe que ele participe do processo de criar o novo quarto de “criança grande”.

checkPrepare, o máximo que conseguir, o que vai acontecer com o pequeno nr.1 quando você tiver no hospital. Reforce como vai ser legal o tempo e atenção que o pequeno terá de quem estará cuidando dele. Só tente minimizar, o máximo possível, qualquer mudança na rotina.

APRESENTANDO

checkO primeiro encontro dos seus filhos vai ser extremamente emocional, para ele, mas especialmente para você. Pense nisso e faça da maneira que você se sentir mais tranquila. Por exemplo, talvez não seja legal levar o seu pequeno nr.1 no hospital que não é um ambiente agradável e que você ainda vai estar muito emocional.

checkSe você levar o pequeno para o hospital, tenha certeza que quando ele chegar o bebê esteja no berço e não nos seus braços. Abrace ele, dê atenção e então deixe que ele descubra a criança.

checkAntes do nascimento, peça para o seu pequeno comprar um presente para o bebê e peça para ele entregar. Em retorno, entregue um presente para ele também como se o bebê tivesse trazido junto.

BEM VINDO EM CASA

checkDeixe seu pequeno com acesso livre ao bebe. É claro que você sempre vai supervisionar, mas deixe que ele possa ter contato com ele sempre que ele esteja curiosa ou queira. Não faça do bebê um “ser intocável”.

checkDê responsabilidades ao seu pequeno que estejam vinculadas com o bebê. Ajudar a segurar a fralda, jogar ela no lixo ou coisas simples assim.

checkVai ser difícil, especialmente no começo, mas se força a tirar momentos só do seu pequeno, sem o bebê por perto. Um momentos especial de vocês, como era antes.